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Registro de Óbito

Registro de Óbito

É o ato formal realizado no cartório de registro civil que atesta oficialmente o falecimento de uma pessoa, com base em declaração e documentação apropriadas. O registro de óbito é indispensável para fins legais, como encerramento de vínculos civis, previdenciários e patrimoniais.

Qual sua utilidade?

O registro de óbito é necessário para:

  • Reconhecer oficialmente o falecimento perante o Estado e a sociedade;
  • Permitir o sepultamento;
  • Habilitar os herdeiros à sucessão patrimonial;
  • Encerrar vínculos civis e contratos;
  • Garantir o cumprimento de deveres legais e previdenciários.

Quem deve comparecer?

Qualquer pessoa que tenha conhecimento do falecimento pode declarar o óbito, mas há uma ordem legal de preferência:

  1. O (a) viúvo (a);
  2. Os filhos;
  3. Os demais parentes próximos;
  4. O administrador do hospital, presídio ou instituição onde ocorreu a morte;
  5. A autoridade policial (em casos de morte violenta);
  6. Qualquer pessoa com conhecimento do fato, quando não houver familiar.
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Como funciona?

1. Dirija-se ao cartório competente: O registro deve ser feito no cartório do local do falecimento ou do local onde o falecido era residente.

2. Leve a documentação necessária: Clique aqui e veja a lista completa de documentos. Preencha com os dados solicitados.

3. Preencha o termo de registro: O cartório elaborará o registro, contendo dados do falecido, data, hora e local da morte, bem como o nome dos pais e outras informações legais.

4. Retire a certidão de óbito: Após o registro, será expedida a certidão, documento oficial indispensável para todas as providências legais posteriores.

 

Documentação necessária

Clique aqui para visualizar a lista completa de documentos.

Perguntas Frequentes

Qual o prazo para registro de óbito?

O registro deve ser feito dentro de 24 horas após o falecimento, podendo ser estendido até 15 dias, conforme as circunstâncias.

Sim, desde que haja testemunhas e outros meios de identificação e verificação da morte.

Não. O registro de óbito é gratuito, bem como a primeira via da certidão.

Sim. Nesse caso, além do registro de óbito, será lavrado também o registro de natimorto, com documentos específicos.

Valor – Gratuito.

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